“O sábado foi feito por causa do homem”. (Marcos 2:27,28)
É certo que temos que desfrutar da comunhão com Deus todos os dias, e todos os dias são abençoados, mas somente um dentre os sete dias da semana foi separado e santificado.
O sábado é o dia do Senhor, o dia em que nós em família separamos para Deus somente.
O sábado é um memorial da criação – o Criador, após ver o mundo maravilhoso que tinha feito, descansou.
É um memorial da salvação – o Salvador após sofrer e morrer em nosso lugar, descansou no sábado.
Ele disse: “Eu vos dei o exemplo, para que como vos fiz, façais vós também.” João 13:15.
Para o nosso descanso físico temos o sábado.Êxo.20:8-11.
Para o nosso descanso espiritual temos Jesus. Mat.11:28.
Para o nosso descanso eterno teremos a Nova Terra. Apoc 21 e 22.
Deus não muda. (Malaquias 3:6 e Tiago 1:17)
Quando Se propõe a realizar uma coisa, ELE A REALIZA, a despeito dos fracassos humanos. O convite e a promessa divinos não deixam de estar em vigor, e uma vez que o então chamado “povo de Deus” (Israel) não entrou no Seu “descanso”, logicamente “RESTA UM REPOUSO PARA O POVO DE DEUS” (Heb. 4:9), e este povo são os cristãos.
A conclusão do autor da carta aos Hebreus é a de que os cristãos podem entrar nesse “repouso”, porque podem “chegar confiantemente ao trono da graça” (Heb. 4:16) onde Cristo ministra como “o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão” (Heb. 3:1).
Eles acharão Alguém que se compadece deles e lhes dá socorro em tempo oportuno. Fazendo isso, entrarão como um povo, no “descanso de Deus”, tornam-se Sua propriedade particular, povo escolhido, nação eleita,sacerdócio real.
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Sal. 19:7.
Conheci Jean no pior momento de sua vida. Foi numa noite em que ele desmaiou enquanto eu apresentava a Palavra de Deus. No final da reunião, o trouxeram ao meu camarim. Estava com a vida completamente destruída. Desempregado, lar desfeito e prisioneiro do alcoolismo. Achava que não valia a pena continuar vivendo. Aquela noite fora ao ginásio esportivo porque um amigo a quem devia favores insistiu muito. A mensagem atingiu seu coração, a ponto de perder a consciência.
Três anos depois, tornei a vê-lo em circunstância completamente diferente: Era gerente de uma empresa de porte médio, seu lar estava reconstruído, tinha vencido o alcoolismo e refletia felicidade no olhar.
É isso que o salmo de hoje ensina: “A lei do Senhor é perfeita e restaura.” Restaurar significa fazer de novo, reconstruir, recriar. Por isso, algumas versões da Bíblia usam o verbo “converter”.
No original hebraico, a palavra lei é Torah, que abrange não apenas o decálogo, mas todos os ensinamentos bíblicos. Literalmente, Torah quer dizer: instrução, direção, ensino.
Precisamos ser ensinados, instruídos e dirigidos pela Palavra de Deus para não vivermos nos destruindo ao procurarmos a felicidade. E se alguém já está destruído, precisa urgentemente buscar os ensinamentos e o poder restaurador da Palavra de Deus.
Um dia, Jesus achou um paralítico. Aquele homem vivia arrastando sua humanidade pelos caminhos da vida. Não tinha sonhos, nem projetos, nem expectativas futuras. Só aquele presente doloroso, escuro e sem esperança. Mas Jesus apareceu e disse: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” João 5:8. Aí estava a palavra de Deus. A ordem era “levanta-te”. O paralítico só tinha duas opções, crer ou rejeitar. Ele creu, levantou-se e andou.
Esse é o poder restaurador da palavra divina. Restaura a alma. Cura por dentro, devolve a esperança, a vontade e dá sabedoria para evitar os erros do passado.
Por isso, hoje, antes de enfrentar os perigos que se escondem no caminho, lembre-se: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.”
PDF de um dos melhores estudos bíblicos já lançados com 18 lições que é apresentado pelo Pr. Luis Gonçalves. Seguem abaixo os temas:
- O Livro que revela Tudo
- Símbolos das Profecias
- As colunas da Verdade
- A estratégia do Inimigo
- Deus e o Conflito
- Jesus e o Conflito
- o Espírito Santo e o Conflito
- A Palavra de Deus e o Conflito
- A Lei e o Conflito
- A Restauração da Verdade
- O Selo de Deus
- O Santuário
- O Juízo Final
- Os Livros do Juízo
- O Fechamento da Porta da Graça
- O Segredo da Morte
- Decisão
- O Fim do Grande Conflito
“DURANTE TODA A SEMANA NOS CUMPRE TER EM MENTE O SÁBADO – e fazer a preparação indispensável a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de Lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que consideram o sábado um sinal entre eles e Deus,... praticarão dia-a-dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do sábado sobre ele repouse...” – (TS/VOL III, p.20).
2-O QUE FAZER NA SEXTA-FEIRA?
O DIA DA PREPARAÇÃO – (S. Marcos 15:42; S. Lucas 23: 54-56)
a)...”Na sexta-feira deverá ficar determinada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de por toda a roupa em ordem e deixar cozido que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, nem cozer o alimento. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos....” (TS/ VOL III p . 22)
b)“Há ainda outro ponto a que devemos dar nossa atenção no dia da preparação. Neste dia todas as divergências entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda armagura, ira ou ressentimento. Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem se desembaraçar-se de todos os negócios seculares...” (TS/VOL III p. 22)
c)Recepção do Santo Sábado – “Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar.... Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou.” (TS/VOL III, p.23)
2-SÁBADO PELA MANHÃ
a)“Não deveis perder as preciosas horas do sábado, levantando-vos tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo..... Disso (levantar-se tarde) resulta pressa, impaciência e precipitação.... Destarte profanado o sábado torna-se um fardo, e sua aproximação será para ela antes motivo de desagrado do que regozijo”. (TS/VOL III, p.23)
b)S. Lucas 4: 16-19 Jesus visitava Sinagoga todos sábados.
“A escola sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo estante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Boa parte desse tempo deverão os pais passar com os filhos.....” – (TS/VOL III, p.24)
4-SÁBADO A TARDE – ATIVIDADES
“Para santificar o sábado, não é necessário encerrar-nos entre paredes, afastados das belas cenas da natureza”. – (TS/VOL I p. 279)
a)“Numa parte do dia(sábado) todos devem ter oportunidade de ficar ao ar livre.... as crianças... que sua mente juvenil se ligue a Deus no belo cenário da natureza... (provas de Seu amor).. não estarão em risco de associar-se o caráter de Deus com o tudo o que é rude e severo....” (TS/VOL I p. 281)
b)Estudar a Bíblia com seus filhos – “Falai-lhes do plano da salvação. Repeti-lhes a doce história de Belém. Apresentai-lhes como Jesus foi obediente aos pais, como foi jovem fiel e diligente, ajudando a prover o sustento da família..... Perguntai-lhes acerca do que aprenderam na escola sabatina e estudai com eles a lição do sábado seguinte”. – (TS/VOL IIIp. 25)
c)Fazer boas obras assim como Cristo fez no sábado – “A misericórdia divina deu direção para que os doentes e sofredores fossem cuidados, o trabalho exigido para lhes prover conforto, é um trabalho de necessidade, e não violação do sábado...”(TS/VOL II p. 184)
5-DESPEDIDA DO SÁBADO
“Ao por-do-sol, elevai a voz e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo assistência do Senhor para os cuidados da nova semana” – (TS/VOL III, p.25)